O Conceito de Mistura

Quando você divide tudo, a mixagem é simplesmente o processo de ajustar os elementos musicais de uma maneira agradável de ouvir.

Mas por que um conceito tão simples é tão difícil de dominar?

Parte disso é que dominar a mistura é aprender a misturar objetividade com subjetividade. O que isso significa é que, em última análise, o que faz uma música soar bem é subjetivo, mas também há regras a ter em mente quando se trata de áudio que manterá tudo soando equilibrado.

Há muito mais que entra em uma mistura do que o que encontra o olho (ou ouvido). Aqui estão os quatro componentes principais para uma grande mistura.

1. Acerte na fonte

Certifique-se de que está a obter gravações de alta qualidade e cadeias de sinal adequadas antes mesmo de um som entrar no seu DAW.

Com todos os avanços na tecnologia de gravação, a ideia de “magia de estúdio” ou “consertá-la no posto” tornou-se programada nas mentes de muitos produtores e engenheiros.

Embora seja possível consertar algo durante a mistura até certo ponto, um engenheiro experiente sempre lhe dirá que é impossível fazer tesouros do lixo.

No jargão mais popular, você não pode polir um turd.

Por exemplo, se sua bateria soar mal na fonte, você terá uma gravação de bateria de baixa qualidade.

Guitarra ruim? Você terá uma gravação de guitarra de som ruim.

Você vê um tema se desdobrando aqui?

<imagem aqui>

Cada decisão tomada durante o processo de rastreamento acabará afetando o som da mixagem final.

Você colocou novas cabeças na bateria antes de gravar?

A guitarra estava devidamente afinada antes da gravação?

Você ganhou o palco do seu microfone vocal principal para que os níveis sejam ideais para o seu hardware (e, posteriormente, para o seu DAW)?

Eu acho que você entendeu a imagem.

Todos esses detalhes podem parecer demorados, mas aprenda a torná-lo um hábito. Seja obsessivo com o seu som e como ele é configurado, porque uma vez que você lança uma música, ela é permanente.

2. Aprenda a dominar suas ferramentas básicas de mixagem de áudio

Antes de ir para a toca do coelho de técnicas de mistura mais complexas, como compressão paralela ou processamento Mid-Side, você precisa dominar o básico.
Uma ótima mistura pode ser feita usando apenas quatro ferramentas básicas.

  • Níveis – Ajuste a saída geral de uma única faixa ou ônibus (grupo de faixas) para fazer algo mais alto ou quiter – pense em faders em uma mesa de mixagem.
  • EQ – Existem duas abordagens principais para o EQ, subtrativo e aditivo. O equalizador subtrativo é usado para remover frequências indesejadas, como uma passagem alta a 100Hz, onde você deseja cortar as subfrequências de um determinado elemento. O aditivo EQ é usado para aumentar frequências, como adicionar um bom “brilho” de ponta a uma faixa vocal.
  • Movimento panorâmico – Simplesmente ajustando a posição de um instrumento dentro do campo estéreo (esquerda ou direita).
  • Compressão – A compressão é usada principalmente para reduzir a faixa dinâmica de áudio, uma vez que passa um limite definido. Ao fazê-lo, reduz a diferença entre as partes mais quitest e mais altas do referido sinal e cria um som mais equilibrado que permite que os elementos “colem” em uma mixagem.

Você precisa viver, comer e respirar essas quatro ferramentas.

Eles devem estar em seus sonhos e você deve estar pensando sobre eles, mesmo enquanto estiver no banheiro.

Portanto, antes de chegar ao lado do gerador sub-harmônico encadeado ao excitador multi-banda no barramento de bateria paralelo, certifique-se de ter uma boa mistura usando apenas o ‘Big Four’.

3. Dê espaço aos seus elementos musicais em uma mixagem

Perceber que cada instrumento tem uma gama completa de frequências é o primeiro passo para entender que esses instrumentos não precisam de todas essas frequências o tempo todo.

Por exemplo, uma faixa vocal pode produzir frequências abaixo de 100Hz, o que pode produzir resultados indesejados em uma mixagem. Se você já assistiu a qualquer tutorial de mixagem vocal no planeta Terra, provavelmente entenderá agora passar uma faixa vocal em torno de 80-120Hz para remover frequências graves que causam boom e, finalmente, fazer com que o vocal pareça estar sentado em cima do seu mix, em vez de colado dentro dele.

Alternativamente, outros instrumentos podem estar consumindo o espaço de frequência necessário para um determinado elemento brilhar.

Parece que seu chute nunca pode ser alto e forte o suficiente?

Talvez existam frequências no baixo e na guitarra que estão pisando em toda a sua frequência de chute fundamental.

Entender que cada instrumento tem pontos de frequência associados a eles é o primeiro passo para “esculpir” espaços para que cada instrumento tenha uma casa onde vive (outra razão pela qual o QE é tão importante e você precisa aprendê-lo como se sua vida dependesse dele).

O que nos leva ao componente final de uma grande mistura.

4. Se você não pode ouvi-lo, deixe-o ir

Então, acabamos de aprender que há muito espaço em todo o espectro de frequência para que algo se destaque.

Na verdade, não é incomum ver quase 60-70% das frequências de um instrumento cortadas para que ele corte uma mistura.

Porque uma vez que esteja totalmente equilibrado, outros elementos preencherão o espaço vazio que esculpimos usando um método de equalização subtrativa.

E assim vem a parte mais difícil do trabalho de qualquer criador – decidir o que fica e o que vai.

Talvez você não precise de 4 sintetizadores em camadas um sobre o outro. Em vez disso, pode ser uma abordagem melhor para melhorar a qualidade de um ou dois sons preenchendo um espaço de frequência específico antes de tentar fazer com que sua mixagem soe “mais cheia” com mais instrumentos.

Ao contrário da lógica, uma “mistura completa” é alcançada por ter menos elementos que se encaixam perfeitamente dentro de seu próprio bolso. E mais importante, deixar espaço suficiente para os instrumentos de baixa frequência respirarem e criarem a espessura que muitos músicos e produtores procuram em uma mixagem.

Entendemos que pode ser difícil dizer adeus àquele doce de ouvido escondido em sua mixagem que você mal pode ouvir de qualquer maneira, mas seus ouvintes ouvirão a diferença quando não houver muitos elementos lutando por espaço.

Não se misture com os olhos, misture com os ouvidos.

Se você não pode ouvi-lo de qualquer maneira, ou não está adicionando nada de especial a uma faixa, deixe-o ir.

Happy mixing,
— Seus amigos na Mackie