Hoje parece que todo mundo tem um podcast, de chefs profissionais e entusiastas do fitness a especialistas em marketing e verdadeiros detetives do crime. Na verdade, existem mais de cinco milhões de podcasts no mundo , com mais de 70 milhões de episódios entre eles.
É muita concorrência potencial, mas com mais de 90 milhões de ouvintes de podcast semanais na América , é praticamente uma garantia de que existem ouvintes por aí procurando um podcast como o seu.
Há apenas um problema – eles precisam ouvir sobre isso primeiro.
A melhor maneira de conseguir mais ouvintes é através da promoção de podcast. Esteja você iniciando seu primeiro podcast ou refinando sua estratégia promocional existente, estamos aqui para ajudar. Continue lendo para aprender maneiras eficazes de encontrar novos ouvintes e aumentar seus seguidores.
Para atrair mais ouvintes de podcast, você precisará seguir algumas práticas recomendadas gerais de marketing e networking. Isso pode incluir ser ativo nas mídias sociais, interagir com fóruns e servidores do Discord e aproveitar ao máximo sua plataforma de distribuição de podcast. Você vai querer experimentar algumas táticas diferentes e permanecer consistente com aquelas que funcionam melhor para você.
Publicar seu podcast em um único diretório, como Apple Podcasts ou Spotify, limitará seu alcance. Embora existam alguns jogadores maiores em podcasting, você está deixando os ouvintes na mesa se for all-in em um diretório. É aí que entra o uso de um serviço de hospedagem como PodBean ou Buzzsprout .
Análise de podcast do Buzzsprout .
Os serviços de hospedagem de podcast armazenam seus arquivos de áudio e os distribuem para vários aplicativos de escuta, incluindo Spotify, Apple Podcasts, Pandora, Deezer e iHeartRadio.
Aqui está um breve resumo de como funciona:
Crie uma conta com um serviço de hospedagem de podcast.
Carregue seus arquivos de áudio e insira todos os detalhes sobre seu podcast, incluindo arte.
Sente-se e assista ao seu serviço de hospedagem de podcast distribuir seu programa para vários diretórios.
É simples assim. Tenha em mente que cada diretório terá um link diferente para o seu podcast, então você vai querer fazer um Linktree ou algo semelhante para sua bios social para que os ouvintes possam encontrar facilmente o link para onde eles ouvem.
Agora que você publicou seu podcast em todos os lugares possíveis, é hora de torná-lo fácil de encontrar para os usuários em cada plataforma de podcasting. Você precisa aumentar sua classificação para aumentar a visibilidade do seu podcast em plataformas como o Apple Podcasts. Veja como receber críticas positivas e priorizar o SEO de podcast (otimização de mecanismo de pesquisa) melhorará sua classificação.
Contagem de inscritos, avaliações e avaliações são elementos-chave dos algoritmos de classificação de podcast. Quanto mais assinantes e críticas positivas você tiver, mais alto aparecerá nos resultados de pesquisa quando as pessoas estiverem procurando um podcast em seu nicho.
A melhor maneira de obter assinantes e comentários é pedindo educadamente. Recomende que os ouvintes assinem, avaliem e revisem uma ou duas vezes cada episódio, de preferência no início ou no meio, antes de irem para o próximo episódio da fila. Certifique-se de enfatizar gentilmente a importância dessas ações para que seus fãs entendam que é uma maneira gratuita de apoiar o podcast que eles amam: o seu.
SEO (otimização de mecanismo de pesquisa) é a prática de adaptar seu conteúdo para uma classificação mais alta em mecanismos de pesquisa como o Google. Também pode aumentar sua classificação em plataformas como Apple Podcasts e YouTube.
A criação de conteúdo rico em SEO impulsionará seu podcast para a primeira página de resultados de pesquisa. Você pode otimizar seu conteúdo criando títulos de episódios, descrições e notas de programas que incluam palavras-chave populares que seu público está procurando.
Fornecer transcrições de podcast é outra maneira de se beneficiar das palavras-chave de SEO. Assim como uma postagem de blog de alto escalão, uma transcrição que inclua palavras-chave fortes ganhará mais tráfego orgânico de pessoas que pesquisam no Google.
O YouTube tem mais de 2,6 bilhões de usuários e é um dos melhores canais sociais para aumentar sua marca pessoal. Como podcaster, você pode ganhar novos ouvintes publicando uma versão em vídeo de cada episódio.
A maneira mais eficaz de promover seu podcast no YouTube é criar uma versão em vídeo real do seu podcast. Se você gravar pessoalmente, configure uma ou duas câmeras e capture sua sessão de podcast. Ou, se você gravar remotamente, pode usar webcams e usar uma ferramenta como o Zencastr para gravar vídeo e áudio para seu podcast.
Se você é tímido com a câmera, pode simplesmente carregar seu áudio com uma imagem estática como seu logotipo ou criar uma apresentação de slides com imagens relevantes. Você também pode usar uma ferramenta como o Descript para criar facilmente uma versão em vídeo do seu podcast onde a transcrição aparece na tela.
Certifique-se de que a descrição do vídeo liste as informações necessárias sobre seu podcast, incluindo links para canais sociais, produtos e muito mais.
Desde antes de o Facebook permitir perfis de negócios, a mídia social tem sido uma ferramenta essencial para promover tudo, desde marcas domésticas até bandas locais. Hoje em dia, existem dezenas de sites de mídia social, o que pode tornar a promoção social demorada.
Em vez de postar uma postagem ocasional em todas as plataformas de mídia social que encontrar, vá all-in em uma ou duas – de preferência aquelas nas quais seus ouvintes de podcast provavelmente passarão mais tempo. Multidões mais jovens são grandes no TikTok, a geração do milênio ainda é vendida no Instagram e os ouvintes mais velhos gastam sua energia social no Facebook.
Depois de determinar quais canais de mídia social deseja usar, crie perfis para seu podcast e comece a promover seu conteúdo regularmente. Acima de tudo, a mídia social é social, então você deve se envolver com seu público sempre que surgir a oportunidade.
Semelhante à criação de vídeos do YouTube do seu podcast, compartilhar clipes curtos em plataformas focadas em vídeo, como TikTok e Instagram, ajudará você a conquistar novos fãs.
Mantenha seus vídeos curtos e atraentes para obter os melhores resultados de promoção de podcast. Isso não é difícil, considerando que tanto o TikTok quanto o Instagram limitam a maioria dos vídeos a menos de três minutos – embora sugerimos enfaticamente que sejam mais curtos do que isso. Se você planeja postar clipes de podcast no YouTube Shorts, eles têm um limite de apenas um minuto, por isso recomendamos tentar manter os clipes com menos de 60 segundos.
Encontre as partes mais imediatamente interessantes ou divertidas do seu episódio de podcast e publique-as durante a semana. Ferramentas como o Descript , que permitem editar vídeos com a facilidade de edição de um documento do Word, são perfeitas para encontrar e criar esses clipes.
Ao contrário das páginas de destino de mídia social ou podcast no Spotify e Apple Podcasts, seu próprio site de podcast é uma maneira de você ter controle total sobre como seu podcast é visto por outras pessoas. Hoje em dia, você não precisa de nenhum conhecimento técnico real para criar um site para o seu podcast – a maioria dos editores usa a formatação de arrastar e soltar ou o que você vê é o que obtém (WYSIWYG), ambos que são fáceis de pegar.
Um site bem projetado pode atrair um público mais amplo para o seu podcast. (Crédito: Bowie’s Piano Man Podcast com Mike Garson )
Seu site deve incluir links para os episódios mais recentes nas principais plataformas de podcast, uma postagem de blog dedicada para cada um com uma transcrição e links relevantes, bem como produtos e um formulário de inscrição por e-mail (mais sobre os dois últimos posteriormente).
Lembra daquele SEO de que falamos antes? Com a ajuda de palavras-chave em títulos e transcrições, as pessoas podem encontrar seu podcast e episódios por meio do Google ou do Bing. Isso significa que as pessoas que não estão necessariamente procurando por podcasts ainda podem encontrar seu conteúdo. É um pouco de investimento inicial, mas pode compensar ao tornar seu podcast visível para um público ainda mais amplo.
Envolver-se com sua comunidade ajudará você a construir relacionamentos fortes com ouvintes em potencial para os quais você pode promover gentilmente seu podcast. Você pode até encontrar outros podcasters no mesmo nicho que adorariam colaborar com você. De qualquer forma, ser autêntico e cultivar esses relacionamentos é uma ótima maneira de estabelecer uma presença online respeitável.
Postar clipes de seus últimos episódios no Instagram é um começo sólido ao promover seu podcast, mas desafiamos você a dar um passo adiante iniciando conversas com membros de um fórum, grupo ou servidor do Discord. Supondo que você compartilhe seu podcast com a comunidade certa, seu podcast florescerá rapidamente. Apenas certifique-se de obter permissão antes de se autopromover no grupo de outra pessoa.
Não é o que você sabe – é quem você conhece. Ter som profissional com qualidade de transmissão é apenas metade da batalha. Você também precisará desenvolver parcerias estratégicas com outros podcasters. Quer você se junte a um único episódio ou a uma temporada inteira, isso o ajudará a estabelecer credibilidade e anunciar sua marca pessoal para novos fãs.
Algumas táticas comuns incluem:
Troca de espaço publicitário com um podcaster (também conhecido como ad-swap)
Promover os podcasts uns dos outros nas redes sociais
Co-apresentando episódios juntos
O problema com a mídia social é que você nunca sabe se seu público verá suas postagens. Com o e-mail, você sabe com certeza que suas mensagens estão chegando às caixas de entrada de seus fãs. Enviar um e-mail semanal quando um novo episódio é lançado é fácil, pode ser gratuito para começar e totalmente automatizável.
A primeira e mais difícil parte é coletar endereços de e-mail. Softwares de marketing por e-mail como MailChimp e Klaviyo podem fornecer códigos para incorporar formulários de captura de e-mail em seu site, ou você pode criar uma página independente para adicionar ao seu Linktree.
Você pode gastar 15 minutos criando uma campanha de e-mail a cada semana ou pode automatizar as entregas de e-mail quando novos episódios forem lançados por meio do feed RSS do seu podcast. A maioria dos provedores de software de marketing por e-mail possui automação integrada, mas você também pode usar uma ferramenta como o Zapier .
Merch não é apenas para ganhar dinheiro – também pode ajudá-lo a construir um público. Vender camisetas de marca, bonés e muito mais para seus fãs é uma poderosa tática promocional que divulga seu nome.
Investir em produtos promocionais de podcast não precisa ser demorado ou caro. Nosso conselho geral é fazer e distribuir ou vender produtos acessíveis que facilitem o apoio de seus fãs. Você nem precisa se preocupar em comprar a granel e enviar mercadorias, graças a dropshippers como Printful , que facilitam a criação de uma loja virtual que você pode definir e esquecer. À medida que seu podcast cresce, você pode começar a vender uma coleção mais ampla de mercadorias, adaptadas ao que entusiasma seus fãs.
Ao distribuir seu podcast em vários canais, alavancar a produção de vídeo, aplicar boas práticas de SEO e vender produtos de marca, suas táticas de promoção de podcast mostrarão resultados rapidamente. Para manter os ouvintes envolvidos depois de descobrirem seu podcast, você deve garantir que seus episódios soem bem. Confira nossa lista de verificação de equipamentos de podcast para obter um resumo de tudo o que você precisa para criar um podcast com som profissional.