Se você está lendo isso, é provável que você já tenha um par sólido de monitores de estúdio, mas está se perguntando se alguns fones de ouvido funcionariam melhor em vez disso, ou vice-versa.
Ou talvez você tenha visto um vídeo clickbait no YouTube que lhe disse que todos os seus problemas de mixagem e masterização desaparecerão imediatamente se você começar a usar esse par específico de fones de ouvido de estúdio.
Ambas as declarações são, por falta de uma explicação melhor, notícias falsas.
Então, antes de nos aprofundarmos no Studio Monitors vs. Studio Headphones, vamos tirar algumas coisas importantes do caminho primeiro.
1) Ambos os monitores de estúdio e fones de ouvido oferecem diferentes vantagens e desvantagens.
2) NÃO, suas misturas não são ruins porque você não tem o par “certo” de fones de ouvido ou monitores.
“Mas Mackie, eu já tenho um bom par de alto-falantes Bose que eu uso com a minha TV! Isso não funcionará?
Pare. Basta pará-lo.
Músicos, produtores e engenheiros de áudio abordam o processo de criação de música de forma muito diferente das pessoas que a consomem.
A maioria dos sistemas de áudio domésticos são projetados para dar ao ouvinte a melhor experiência possível para desfrutar da música. Para fazer isso, eles normalmente aumentam o low-end ou os highs para fornecer um som “mais completo” e fazer com que as coisas atinjam com mais força.
Os monitores de estúdio não são projetados para diversão. Na verdade, eles são projetados para fazer você questionar tudo o que sabe e começar a ter pensamentos existenciais sobre o seu propósito na vida.
A principal diferença aqui é que os monitores de estúdio são construídos para fornecer a representação mais precisa do áudio que eles podem fornecer.
Por causa disso, os músicos podem ouvir seu trabalho representado como ele realmente soa, a fim de tomar decisões inteligentes durante o processo de mixagem e masterização.
Também é divertido explodir seu arquivo de projeto enquanto você está criando algo novo ou irritar seus vizinhos enquanto você percorre o mesmo tambor de armadilha pela milésima vez.
Então, para recapitular:
Existem dois tipos comuns de heaphones de estúdio – fechado para trás e para trás aberto.
Fones de ouvido traseiros fechados são selados ao redor da parte de trás. Por causa disso, eles oferecem uma experiência de audição mais “íntima”, muitas vezes com maior percepção dos graves e nenhuma distração dos sons do mundo exterior.
Os fones de ouvido traseiros abertos são – sim, você adivinhou – o oposto dos fones de ouvido traseiros fechados.
Você é tão inteligente.
Com um design aberto, o ar passa através do dispositivo e, como resultado, o áudio agora viajará para além de seus ouvidos e para o espaço natural.
Este recurso de design permite uma melhor audição crítica durante o estágio de mixagem do processo de criação, pois permite que você ouça sua música com mais naturalidade.
Mas o ouvinte tenha cuidado, porque os fones de ouvido traseiros abertos não estão fechados, os outros também ouvirão no que você está trabalhando. Então, eu desaconselharia levá-los para a biblioteca pública para explodir um pouco de Celine Dion.
Esta provavelmente não é a resposta que você está procurando, mas a verdade é que depende.
Se você tem o orçamento, ter as duas opções é o cenário ideal, pois ambas carregam suas próprias vantagens sobre a outra.
Aqui está uma rápida olhada nas vantagens de cada um:
No final do dia, a única coisa que levará suas misturas para o próximo nível é você. Não há nenhum equipamento na terra que possa executar um ouvido treinado e um engenheiro de mistura experiente que seja cirúrgico com suas habilidades de equalização.
No entanto, por uma questão de objetividade aqui, os monitores de estúdio são uma opção melhor para mixagem devido às suas respostas de frequência mais planas e à falta de fadiga do ouvido, levando a sessões de mixagem mais longas. E embora você não possa exatamente emular um clube ou um grande local em seu próprio estúdio, ouvir como sua faixa (particularmente a low-end) interage com uma sala é importante para tomar decisões cruciais de mixagem.
Na minha preferência pessoal, eu uso fones de ouvido para o processo de produção real para “me sentir mais perto” da música enquanto a crio e, em seguida, troco para alguns monitores de 8″ para o processo de mixagem.