Assim como ter uma webcam de alta qualidade com boa iluminação em sua sala, sua qualidade de áudio também tem um impacto imenso em sua marca como streamer.
E uma das maneiras mais fáceis e econômicas de melhorar sua qualidade de áudio é investindo em uma interface de áudio.
Se você fez alguma pesquisa sobre o que você precisa para uma configuração de streaming que lhe dá modularidade a longo prazo, é provável que você também tenha lido sobre interfaces de áudio.
Mas para um dispositivo que é comumente associado a músicos e produtores, que benefício uma interface de áudio fornece aos streamers?
Para entender os vários benefícios que uma interface de áudio oferece, é importante saber o que ela realmente faz.
Simplificando, uma interface de áudio converte um sinal analógico em um formato digital que pode ser lido pelo seu computador.
Isso é o que permite que os músicos gravem vocais ou instrumentos em um ambiente digital. Ou, neste caso, streamers para usar equipamentos analógicos, como microfones que usam uma conexão XLR, em software como o OBS. Uma interface de áudio ignora efetivamente a placa de som interna do seu computador.
E qualquer processamento de áudio agora ocorre na interface, em oposição ao sistema interno, que se encaixa perfeitamente em um dos benefícios mais importantes do uso de uma interface de áudio, o monitoramento sem latência.
Monitorar é o ato de ouvir de volta e analisar qualquer áudio que você esteja colocando ou recebendo.
E qualquer latência adicional pode tornar esse processo incrivelmente frustrante, o que normalmente é um sintoma do uso de placas de som internas ou drivers internos nativos do seu sistema durante a gravação ou transmissão ao vivo.
Por exemplo, um cantor precisará ouvir a si mesmo em seus próprios fones de ouvido durante o processo de gravação. Se houver algum atraso (latência) em seu sinal durante este processo, será difícil cantar no tempo.
E em uma situação como a transmissão ao vivo, você não tem pós-produção para limpar quaisquer erros, portanto, ter feedback em tempo real é crucial para oferecer um desempenho excepcional.
Simplificando, se você estiver transmitindo um videogame para milhares de espectadores, você vai querer ouvir o sinal do microfone e quaisquer outras fontes de áudio sem demora.
Monitoramento sem latência significa:
Por si só, um microfone produz um sinal muito baixo, essencialmente inaudível, que é referido como um sinal de nível de microfone.
O sinal típico de nível de microfone está em qualquer lugar entre -60dB e -40dB.
Então, para que um ouvinte ouça isso, o sinal precisa ser amplificado para um nível nominal.
E é precisamente isso que um pré-amplificador faz.
Um pré-amplificador, ou muitas vezes referido como presa de microfone, simplesmente aplica ganho a um sinal para trazê-lo até um nível nominal para gravação ou streaming.
E um dos principais benefícios de uma interface de áudio é que eles serão construídos com pré-amplificadores de maior qualidade (como os Mackie Onyx Preamps) que produzem um sinal limpo com baixo ruído.
Um pré-amplificador pode afetar seu sinal de áudio de várias maneiras:
The Mackie M•Caster Studio Livestream Mixer
In addition to acting as an interface with high-quality preamps, the M•Caster Studio also offers on-board vocal processing with presets that shape your tone with EQ and compression.
These presets can be adjusted depending on how much of the effect you want to apply. This makes it easy to achieve that perfect “broadcast” tone that’s suited for your voice without any experience or additional equipment necessary.
Vamos tirar uma coisa do caminho primeiro – os microfones XLR são inerentemente melhores do que os microfones USB?
De fato, em muitos casos, os
microfones são feitos com os mesmos componentes internos ou semelhantes.
O principal benefício de ter uma conexão XLR é a modularidade que ela fornece, enquanto o uso de um microfone USB é tudo sobre conveniência e ter uma configuração mínima e de baixo custo.
A principal diferença com microfones USB é que eles têm um conversor analógico para digital embutido, atuando efetivamente como a própria interface de áudio. Isso também é o que permite que você monitore o áudio do seu computador através do microfone USB.
Com uma conexão XLR, você terá uma seleção muito mais ampla de microfones para escolher, incluindo quaisquer peças de equipamentos analógicos externos, como pré-amplificadores, interfaces e muito mais.
Para o longo prazo, e como um streamer que pode estar procurando melhorar sua configuração horas extras, usando uma interface autônoma com um microfone XLR oferecerá muito mais oportunidade de expandir sua configuração e investir em equipamentos de maior qualidade.
Como dito anteriormente, um microfone USB realmente atua como uma interface de áudio em si, embora os benefícios que ele fornece não sejam comparáveis.
As principais razões pelas quais você optaria por usar um microfone USB são:
Se você planeja adicionar algum instrumento à sua configuração de streaming ou atualizar seu microfone no futuro, ter uma interface de áudio independente oferece essa modularidade.
No entanto, se tudo o que você planeja usar é um microfone, um dispositivo somente USB, embora limitado pelas razões mencionadas, lhe dará o que é necessário para uma configuração de streaming simples.
Portanto, você não precisa de uma interface separada se o microfone USB já atender às suas necessidades como streamer.
Na superfície, é fácil explicar que uma interface de áudio oferece melhor qualidade de som.
Mas o que “melhor” realmente significa nesse contexto?
Em primeiro lugar, os conversores em uma interface serão de maior qualidade do que o oferecido por uma placa de som integrada.
Para a maioria (sem um ouvido treinado, ou seja), a diferença pode não ser perceptível, mas está lá.
Uma interface de áudio dá-lhe a capacidade de gravar a uma profundidade de bits elevada.
Uma profundidade de bits mais alta capturará uma faixa dinâmica mais alta do áudio que está sendo gravado.
A taxa de amostragem define o número de amostras retiradas de um sinal analógico por segundo. Em outras palavras, quanto maior a taxa de amostragem, mais a fonte de áudio é amostrada por segundo.
Para oferecer um exemplo do mundo real, muitos CDs usam faixas que são exportadas em 16/44.1, o que significa uma profundidade de bits de 16 e uma taxa de amostragem de 44,1kHz.
Isso normalmente é mais do que suficiente para produzir um som de alta qualidade sem perder nenhuma dinâmica importante ou informação de áudio.
Quanto à gravação, muitos ficam com o uso de um pouco de profundidade de 24.
A maioria, se não todas as interfaces oferecem gravação de alta resolução com 24 bits e uma taxa de amostragem de até 192kHz
No entanto, há um limite prático para a profundidade de bits que você usa, pois qualquer coisa mais alta pode começar a fornecer retornos decrescentes, como tamanhos de arquivo grandes ou cargas intensas em sua CPU.
Aqui estão nossas recomendações para interfaces de áudio que são perfeitas para transmissão ao vivo e aqueles que estão apenas começando a construir sua configuração:
Uma interface de áudio tradicional e fácil de usar, sem frescuras, apenas um ótimo som e pré-amplificadores de qualidade.
O antecessor do Studio, Live oferece funcionalidade semelhante com um conjunto de recursos mais mínimo para uso simplificado. O M•Caster Live é mais adequado para streamers móveis ou em movimento.
Em última análise, a melhor interface de áudio para sua configuração de streaming dependerá do que você decidiu que se encaixará melhor em suas necessidades de configuração e produção de streaming.