À medida que o equipamento de estúdio se tornou mais acessível a músicos de todas as origens ao longo das décadas, o mesmo aconteceu com a percepção de que a maioria dos cômodos de sua casa ou apartamento não soa tão bem.
Seja aquela frequência de graves que faz as paredes estremecerem de simpatia, ou um tapa irritante reverberando dos cantos do teto, sabemos o quão frustrante pode ser ter seu fluxo criativo interrompido pela acústica ruim da sala.
Com paredes finas, salas em forma de quadrado, tetos baixos, caixilhos de janelas e muito mais, o estúdio em casa médio ou o espaço de ensaio raramente faz justiça a essas questões. E, de fato, mais frequentemente os amplifica (literalmente).
Felizmente, a mesma revolução tecnológica que trouxe o multitracking para os porões também criou soluções de baixo custo e alta qualidade para muitos dos problemas acústicos comuns enfrentados pelo estúdio doméstico médio.
Vamos dar uma olhada em como suavizar quaisquer preocupações sonoras em seu próprio espaço de estúdio em casa.
É um equívoco comum que a insonorização e o tratamento acústico são a mesma coisa.
É verdade que, embora ambos os métodos absorvam (ou bloqueiem) o som, cada um deles serve a um propósito único.
Simplificando, a insonorização é feita para minimizar a quantidade de som que entra ou sai de uma sala.
Intimamente relacionado está o isolamento, que gerencia os sons individuais de sangramento muito pesado uns nos outros. A primeira questão a ser abordada ao insonorizar um espaço para um estúdio em casa é bloquear quaisquer pontos potenciais onde o som possa vazar.
Aqui estão algumas dicas para as áreas mais complicadas a ter em mente:
O tratamento acústico é feito para absorver e controlar esses reflexos indesejados para que ele crie uma experiência auditiva precisa.
E controlar as características sonoras do espaço é um grande desafio em qualquer espaço de estúdio em casa.
Isso é ditado por uma série de fatores, incluindo a distância entre as paredes, a altura do teto, os ângulos em que as paredes se encontram e os materiais que compõem as superfícies, para não mencionar a composição e colocação de mesas, quadros e outras superfícies, móveis, cortinas, etc.
Infelizmente, os home studios normalmente tendem a incentivar o acúmulo de ondas estacionárias, frequências ressonantes e outras anomalias sonoras que podem colorir substancialmente o que estamos ouvindo, raramente para melhor.
A superfície dura de uma parede ou teto, por exemplo, pode criar reflexos que alteram significativamente o som de uma mixagem.
As armadilhas de baixo são grandes painéis colocados nos cantos de uma sala onde frequências mais baixas tendem a se acumular e causar problemas ao ouvir uma mixagem.
Isso ocorre porque as frequências vão saltar entre as duas superfícies que estão próximas, criando uma forma de onda muito maior que inevitavelmente chega aos seus ouvidos. Armadilhas de baixo ajudam a domar isso.
Mais uma nota sobre as armadilhas graves – embora o nome possa implicar que elas são apenas para frequências graves, elas também absorvem o acúmulo de frequência média e alta nos cantos de uma sala que realmente as solidifica como a base para qualquer configuração adequada de tratamento acústico.
Os painéis acústicos são tipicamente colocados nas paredes em um padrão simétrico (ou espelhamento) para absorver uniformemente o som.
Isso ajuda a equilibrar as frequências médias e superiores em todo o espaço de um estúdio em casa e cria uma experiência de audição mais natural, o que, em última análise, leva a uma mixagem mais fácil.
Os difusores espalham o som e equilibram a “energia” sonora, criando uma experiência auditiva mais natural.
Posicione-os em determinados locais estratégicos para ajudar a quebrar e eliminar reflexos, e produzir um som mais uniforme em seu espaço em geral.
Existem até algumas soluções DIY para tratar o seu estúdio em casa.
P.S. com insonorização e tratamento acústico, é importante entender que o tratamento excessivo de uma sala pode produzir resultados indesejados.
Com muito tratamento, muito som pode ser absorvido, resultando em grande parte do high-end natural de um som e as coisas podem ficar abafadas. Pense nisso como cobrir a boca enquanto fala.
Tendo abordado os principais conceitos de tratamento acústico, aqui estão algumas coisas mais importantes para pensar.
Fãs barulhentos
Não, não esse tipo de fãs.
Você sabia que os computadores podem ser um dos maiores contribuintes de ruído para o espaço do estúdio? Se você é razoavelmente experiente em computador – ou conhece alguém que é – substituir o ventilador de estoque do computador por um silencioso é uma maneira rápida de reduzir o ruído.
Outra opção é olhar para casos de amortecimento de som com sistemas de resfriamento silenciosos, que podem derrubar vários decibéis de ruído, bem como gabinetes que envolverão completamente a CPU do computador.
Semi-Isolamento
Em muitos casos, o isolamento completo não é necessário nem desejável. Um pouco de vazamento (também conhecido como sangramento) pode ser uma coisa boa; ele adiciona um elemento de som natural que às vezes é perdido separando as coisas completamente.
Um pouco de desconcerto entre os jogadores e / ou amplificadores pode ser tudo o que é necessário para fornecer separação suficiente para uma gravação decente.
A melhor solução para o semi-isolamento é um gobo. Um gobo é um pequeno painel de isolamento portátil que absorve e/ou difunde o som. Os caseiros são tipicamente cobertos com tapete ou outro material absorvente de um lado e uma superfície reflexiva, como parquet, do outro. Versões pré-fabricadas estão disponíveis para compra.
A ciência da acústica pode ser abrangente e confusa.
Embora saibamos muito sobre como o som se comporta e o que esperar de um determinado espaço, sempre há variáveis suficientes para mantê-lo interessante.
Um novo instrumento, corpos adicionais na sala, até mesmo mudanças no clima… tudo pode influenciar a maneira como as coisas soam. O que funciona para uma situação pode não ser ideal para outra e o melhor que podemos fazer é tentar criar um ambiente de escuta o mais neutro e objetivo possível.
Arme-se com bons monitores, medidores e analisadores espectrais, identifique e corrija áreas problemáticas óbvias e ouça o maior número possível de tipos diferentes de música, mixagens e instrumentos. Mas, no final do dia, as ferramentas mais importantes que você tem são seus ouvidos – se soa bem, provavelmente é bom!